Treinamento em primeiros socorros é obrigatório em escolas

A Lei 13.722, sancionada e publicada no Diário Oficial da União em setembro de 2018, exige que todos os funcionários de instituições de ensino infantil e básico sejam capacitados para agir em situações emergenciais que exijam medidas de primeiros socorros.

Essa capacitação deve ser renovada anualmente, garantindo que crianças e adolescentes tenham mais chances de sobreviver em casos de urgência, como engasgamentos, afogamentos, queimaduras, quedas ou lesões de diversas naturezas.

Aprovada pelo Senado Federal no início de setembro de 2017, a chamada “Lei Lucas” tramitou com pedido de urgência e tem seu nome em homenagem a Lucas Begalli Zamora, que, aos 10 anos de idade, morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar, em Campinas, São Paulo. Na cidade, uma lei municipal passou a vigorar desde março de 2018.

Sua mãe, a advogada Alessandra Zamora, iniciou um movimento pela obrigatoriedade de treinamento de primeiros socorros para funcionários de escolas. Hoje, a necessidade se estende também aos espaços de recreação infantil. Ambos devem, por lei, expor em um local de boa visibilidade o certificado atualizado de capacitação de funcionários em situações de urgência.

A ideia é que, em casos de emergência, seja possível prolongar as chances de sobrevivência da vítima enquanto a assistência médica especializada, como o Samu e o Corpo de Bombeiros, não chega ao local.

Os cursos de primeiros socorros devem ser ministrados por empresas especializadas e profissionais habilitados, e conteúdo do treinamento é direcionado de acordo com a faixa etária do público atendido pela instituição. O texto da lei prevê também que as entidades educacionais disponham de kits de primeiros socorros.

Em nossa escola, estamos sempre preocupados com a saúde e o bem-estar de nossos alunos. Nesse sentido, para além de kits de primeiros socorros, dispomos de enfermaria devidamente equipada.

Entendemos, porém, que zelar pela vida do outro é um dever de todos e, nesse sentido, realizamos, no dia 09 de julho, o treinamento orientado pela Lei 13.722/2018, disponibilizado a todos os funcionários da nossa escola e comandado pela empresa Apat, especialista em segurança do trabalho, higiene ocupacional e meio ambiente, há mais de 20 anos.

Com profissionais registrados no Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), a Apat ofereceu-nos um treinamento com foco em identificar situações de emergência e atuar em procedimentos pré-hospitalares capazes de manter com vida o indivíduo acidentado, respeitando sua integridade, sem tirar-lhe a dignidade.

Com o advento da tecnologia, surgem novas formas de trabalhar, viver e se relacionar, bem como também novos riscos à saúde, que, muitas vezes, são pouco conhecidos ou podem passar despercebidos a olhos menos atentos.

Conscientizados desses perigos, nossos funcionários receberam orientações sobre como agir em situações de urgência envolvendo desde situações mecânicas como lesões, ferimentos e fraturas a afogamentos, engasgamentos, hemorragias, choques elétricos, intoxicações e exposições ao calor.

Certamente, após essa experiência, estamos mais confiantes –  não só na ação em si, mas principalmente na necessidade de agir com cautela e organização tanto no que tange a tranquilizar a vítima quanto a toda logística de comunicação e transporte para a posterior atenção de um atendimento especializado.

Destaca-se, por fim, uma fala do nosso diretor Guto: “Saber como reagir em situações de emergência é muito bom. No entanto, melhor ainda é poder evitá-las.”

Temos certeza de que, na nossa escola, todos trabalham incansavelmente no propósito de construir, para toda a comunidade escolar, um ambiente de proteção, cuidado e acolhimento. Acidentes, evidentemente, podem acontecer e, nesse sentido, buscamos estar preparados, pensando no bem-estar dos nossos alunos, responsáveis e funcionários, com respeito à vida e à dignidade da pessoa humana.

Gallery Wordpress

8º e 9º anos visitam locais históricos do Rio

Em 15 de Novembro de 2022, celebramos 133º (centésimo trigésimo terceiro) aniversário da Proclamação da República do Brasil, evento que, em 1889, instaurou o regime político republicano em nosso país – depois de 322 (1500 a 1822) anos como colônia de Portugal e 67...

EML reúne os principais assuntos do ENEM

Nos momentos finais de preparação para um grande vestibular, como o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio , é fundamental direcionar seu estudo para que, nesta reta, sejam priorizados, para estudo ou revisão, os tópicos mais recorrentes na prova ao longo dos últimos...

Semana das Crianças EML é pura alegria!

No primeiro dia, com nossa escola totalmente decorada para essa tão aguardada semana, nossos alunos do Berçário, da Educação Infantil, ao 5º ano, do Ensino Fundamental Anos Iniciais, foram surpreendidos com duas atrações especiais nas quadras poliesportivas de nossa...

EML incentiva a leitura

        Nossa Biblioteca, localizada no Centro de Estudos Sandra Bozza, ao final do Corredor Cultural José Carlos Araújo, é um espaço amplo e confortável para que nossos educandos se sintam à vontade para ler por uma tarde inteira ou...

Ensino Fundamental realiza Feira de Ciências Humanas

A cada trimestre, nossos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais têm um dia de culminância de criativos e interessantes projetos divididos por áreas.         No primeiro trimestre letivo de 2022, retomamos a realização presencial de...

EML conscientiza contra o bullying

        Comandado por Priscila Lessa e Pedro Ruggiero, ambos pós-graduados em Teatro-Educação, o Palco Literário é uma proposta inovadora de aproximação de crianças e adolescentes para o universo da literatura clássica e contemporânea.         Fundado em 2013, o Palco...

Ensino Fundamental brilha em Homenagem à Paternidade

Nossos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais também marcaram presença na nossa Homenagem à Paternidade 2022, com o tema “Eu e você uma linda história de amor”. As histórias estão presentes em nossa vida desde muito cedo. Ouvir e contar histórias é...

Educação Infantil emociona em Homenagem à Paternidade

No último dia 13 de Agosto, os responsáveis e familiares de nossos alunos foram convidados a assistir à apresentação de lindas histórias. Realizamos a homenagem à paternidade, com o tema “Eu e você: uma linda história de amor”. Depois de dois anos de distanciamento...

EML celebra 53 anos e homenageia o Folclore brasileiro

Ontem, dia 15 de Agosto de 2022, nossa escola completou 53 anos de uma linda história. Por falar em lindas histórias, reconhecemos que, poucas coisas na vida, são tão belas quanto as histórias infantis. Não por acaso o nome de nossa escola homenageia um grande...