Proposta

O segundo segmento do Ensino Fundamental continua, como seu predecessor, a ser um momento de aprendizagem de ferramentas e conceitos básicos para o desenvolvimento escolar, bem como um momento de exercício e aperfeiçoamento de diversas competências e habilidades necessárias ao educando. Continua também a ser uma importante etapa de formação e amadurecimento humano.

No entanto, justamente em função desse constante processo de evolução, observa-se a necessidade de separar o seu planejamento do Fundamental I, considerando-se as diferenças entre os segmentos. Apesar de a visão sobre a forma de aprender e ensinar continuar a mesma, os objetivos e a abordagem se adaptam a uma nova fase do desenvolvimento dos alunos.

No Fundamental II, como em todos os segmentos, continuamos baseando o trabalho pedagógico nos quatro pilares descritos no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver e Aprender a ser. Dessa forma, buscamos uma construção completa do saber em nossos educandos, que deverá ser feita de forma participativa, prazerosa e significativa. Os principais objetivos do Fundamental II estão descritos na lista abaixo:

– A evolução da capacidade de leitura e escrita, formando um educando capaz de interpretar e produzir textos complexos;
– A evolução do raciocínio lógico-matemático para a busca de soluções em situações-problema mais complexas;
– O aprofundamento da compreensão da relação do homem consigo mesmo, com os outros seres vivos e com o meio ambiente social e natural;
– O conhecimento mais profundo de produções artísticas da nossa cultura, valorizando as diferentes linguagens: plástica, musical, corporal, literária, entre outras;
– O exercício da autonomia;
– O fortalecimento da postura crítica e ativa do educando diante do mundo que o rodeia.

 

O cotidiano escolar engloba atividades previstas nos programas oficiais das diferentes disciplinas: Língua Portuguesa; Produção Textual; Matemática; História; Geografia; Ética e Cidadania; Arte; Educação Física; Inglês e Ciências (Biologia, Física e Química no 9º ano).