Proposta
Proposta
Segundo o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, o trabalho pedagógico deve estar centrado em quatro pilares: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver e Aprender a ser. A construção do saber só pode ser considerada completa quando abrange todos esses aspectos e, por isso, sempre que possível, deve ocorrer de forma participativa, prazerosa e significativa. Com esse objetivo, o EcoEscola Monteiro Lobato elabora o funcionamento de todos os seus segmentos. Durante o Ensino Fundamental I, etapa em que ocorre a aprendizagem de grande parte dos conceitos e ferramentas básicas para o desenvolvimento escolar, ao mesmo tempo em que acontece um importante processo de formação e amadurecimento humanos, esse cuidado se torna ainda mais essencial. Sendo assim, as atividades propostas para esses alunos contribuem para que eles se tornem cada vez mais conscientes do que é aprender de verdade, enquanto conquistam cada passo no que se refere ao desenvolvimento integral como estudantes e como seres humanos.
A lista abaixo contém os principais objetivos contemplados pelo nosso Ensino Fundamental I para os alunos.
– A aquisição da leitura e da escrita, formando um educando leitor e escritor eficiente;
– O desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático para a busca de soluções em situações-problema;
– A compreensão da relação do homem consigo mesmo, com os outros seres vivos e com o meio ambiente social e natural;
– O conhecimento das produções artísticas da nossa cultura, valorizando as diferentes linguagens: plástica, musical, corporal, literária, entre outras;
– A busca da autonomia;
– A postura crítica e ativa do educando diante do mundo que o rodeia.
O cotidiano escolar engloba atividades previstas nos programas oficiais das diferentes disciplinas: Língua Portuguesa; Produção Textual; Matemática; Ciências; História; Geografia; Arte; Educação Física; Inglês e Música (até o 4º Ano).