Nos momentos finais de preparação para um grande vestibular, como o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio , é fundamental direcionar seu estudo para que, nesta reta, sejam priorizados, para estudo ou revisão, os tópicos mais recorrentes na prova ao longo dos últimos anos.
Nesse sentido, nossa equipe de professores nota 1000 destacou tudo o que você não pode deixar de saber para garantir uma excelente nota nas provas que compõem o ENEM, o maior vestibular do país, que permite acesso a mais de 100 universidades públicas ou privadas, por todo o Brasil.
O primeiro dia do exame deste ano será no dia 13 de Novembro (domingo) e, como de praxe, contará com a provas de Redação – uma dissertação argumentativa com proposta de intervenção, 90 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias, que engloba as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, e mais 90 questões de Linguagens, códigos e suas tecnologias, em que se inserem os conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, História da Arte, Educação Física e Língua Estrangeira, que pode ser Inglês ou Espanhol.
Começaremos, então, pelas primeiras provas objetivas que o candidato a programas como o SISU, o ProUni e o FIES vão enfrentar: Linguagens e Ciências Humanas.
Vale lembrar que os conteúdos estão elencados por ordem de maior recorrência nas provas dos últimos anos.
Na prova de Geografia, cinco tópicos são fundamentais:
1 – Geografia Agrária, em que você não pode deixar de estudar “Agronegócio” e “Problemas sociais no campo”.
2 – Meio Ambiente, em que é fundamental abordar “Sustentabilidade”.
3 – Economia e Globalização, em que não se pode deixar de ver “Blocos econômicos” e “Tecnologia de ponta”
4 – Geografia Física, como assuntos como “Geologia”, “formas de relevo”, “clima” e “cartografia”.
5 – Geografia Urbana, com “Conceitos Urbanos” e “Problemas sociais urbanos”.
No universo gigantesco da História, merecem revisão os seguintes conteúdos, por ordem de recorrência:
1 – Idade Contemporânea, não deixando de ver “Revolução Francesa”, “Revolução Industrial”, “Neocolonialismo” e “Nazismo e Fascismo”.
2 – Brasil Colônia, em que devem ser estudadas a “Escravidão”, “Conjuração Mineira” e “Conjuração Baiana”.
3 – Brasil Império, com foco no 2º Reinado.
4 – História Política, revisando temas como “Iluminismo”, “Cidadania”, “Coronelismo” e “Movimentos”.
5 – Patrimônio Histórico-Cultural e Memória, reforçando sempre a diferença conceitual entre “Cultura Material” e “Cultura Imaterial”.
6 – Brasil República, com destaque para a “Era Vargas” e a “Ditadura Militar”.
Filosofia & Sociologia
1 – Ética e Justiça / Mundo do Trabalho
2 – Filosofia Antiga / Cultura e Indústria Cultural
3 – Filosofia Contemporânea / Ideologia
4 – Natureza do Conhecimento / Comunicação
5 – Filosofia Moderna / Cidadania
6 – Globalização
Frisamos, ainda, a importância de rever os chamados “Modelos de Produção Industrial” e, no estudo da Comunicação, os meios, os avanços tecnológicos e a relação “cultura e massas”.
É possível, no momento de inscrição para o ENEM, optar por Língua Inglesa ou Língua Espanhola, que totalizam 5 questões das 45 de Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Se você escolheu Inglês, não pode deixar de se aprofundar em Domínio Lexical, estudando Conectivos (Linking Words), os substantivos contáveis e não contáveis (Countable and incountable nouns), além de pronomes, tempos verbais e construção da chamada voz passiva.
Se a sua opção for o espanhol, é necessário estar atento ao valor semântico das expressões, bem como à leitura e interpretação de textos nos mais diversos gêneros textuais. Aliás, interpretação textual em cartuns, tirinhas, charges, poemas, canções e textos em prosa, assim como identificação das funções de um texto, é assunto importantíssimo para as três provas: de inglês, de espanhol e de língua portuguesa.
Vamos, então, à revisão dos tópicos:
Inglês
1 – Leitura e Interpretação de Texto em diversos gêneros textuais, como cartuns, tiras, charges, poemas e canções.
2 – Domínio Lexical = Conectivos (linking words), substantivos contáveis e incontáveis (countable and incountanble nouns), tempos verbais, voz passiva e pronomes
3 – Identificação da Função do Texto
Espanhol
1 – Leitura e Interpretação de textos em diversos gêneros textuais, como charge, cartuns, música, poema e prosa.
2 – Semântica e Domínio Lexical
3 – Identificação de Função do Texto
Para as demais 40 questões que compõem a prova de Linguagens, além de leitura e Interpretação de textos em diversos gêneros textuais (estamos reforçando esta informação, porque questões de interpretação textual nunca são demais!), é preciso estar atento também a:
1 – Análise do discurso, que se configura em questões sobre “figuras de linguagem”, “funções da linguagem”, “intenções comunicativas” e “estratégias de organização do discurso”.
2 – Linguagem artística, isto é, compreensão e interpretação de movimentos estéticos clássicos e contemporâneos, como, por exemplo, questões ligadas à “música”, “tradições culturais diversas” e às “vanguardas europeias”.
3 – Tipologia textual, em que se faz necessário saber não só a diferença desses dos conceitos de “Tipo Textual” e “Gênero textual”, mas a relação entre eles e, sobretudo, os contextos em que é possível identificar e classificar os gêneros e os tipos textuais.
4 – Escolas literárias, com foco nas estéticas principais de cada século da historiografia literária brasileira, com destaque para o Quinhentismo (século XVI), o Romantismo (século XIX) e o Modernismo (século XX).
No segundo dia de exame, este ano marcado para o dia 20 de Novembro (domingo), feriado da Consciência Negra, serão aplicadas as provas de Matemática e suas tecnologias, com 45 questões que englobam conteúdos de álgebra, aritmética e geometria, e Ciências da Natureza e suas tecnologias, também com 45 questões, composta pelas disciplinas de Física, Química e Biologia, numa média de 15 questões para cada.
Lembramos que, diferentemente do Vestibular UERJ que conta com 04 alternativas por questão (A, B, C e D), o ENEM faz uso de 05 alternativas (A, B, C, D e E) em cada questão.
Para a prova de Matemática do ENEM, é imprescindível saber:
1 – Geometria plana e Geometria especial. Nesta última, destacam-se os estudos do “Prisma” e o “Cilindro”.
2 – Grandezas proporcionais, com destaque para “Razão”, “Escala” e “Proporção”.
3 – Estatística, com análise de “Gráficos” e “Tabelas”.
4 – Funções, especialmente as de 1º grau e as de 2º grau.
Na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias, mesclam-se Química, Biologia e Física.
Para os estudos de Química, não pode faltar, nesta ordem de prioridade, uma revisão em:
1 – Química orgânica / ambiental
2 – Físico-química
3 – Química geral e inorgânica
Em Física, os assuntos mais recorrentes dos últimos anos são:
1 – Ondas
2 – Circuitos elétricos
3 – Energia
4 – Calor
5 – Hidrostática
Por fim, para Biologia, é necessário estudar, em ordem de prioridades:
1 – Ecologia, como foco em “Poluição” e “Preservação ambiental”.
2 – Genética Molecular e Engenharia Genética
3 – Fisiologia Animal e Humana
4 – Citologia, com destaque para “Membrana” e “Organelas”.
5 – Reinos dos Seres Vivos, em suas “Características gerais”.
Por fim, não poderíamos esquecer da tão aguardada Prova de Redação, que pode valer até 1000 pontos no ENEM.
Bem como a maioria dos vestibulares do país, a prova de Redação do ENEM exige do candidato a escrita de uma DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA, isto é, um texto que defende um ponto de vista. Nesse sentido, é fundamental apresentar uma boa TESE. Sua tese é o ponto-chave para um bom desenvolvimento da produção textual modelo ENEM.
Para uma construção textual coesa e coerente, que exponha com clareza os argumentos ao leitor, é indispensável o bom uso dos CONECTIVOS.
Por fim, a produção textual ENEM possui um diferencial em relação às dissertações argumentativas, como um todo: a PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, pela qual você pode garantir até 200 pontos, isto é, um quinto da nota da sua redação.
Em breve, traremos mais dicas para você arrasar na prova do ENEM, mas não há tempo a perder. Há sempre o que estudar e nossos alunos podem contar com uma excelente equipe de professores, especialista não só em acolher e ensinar, mas também em preparar jovens para um futuro brilhante.
Aqui, no Educandário Monteiro Lobato, a experiência é completa – do berçário ao Vestibular.