Nossa Biblioteca, localizada no Centro de Estudos Sandra Bozza, ao final do Corredor Cultural José Carlos Araújo, é um espaço amplo e confortável para que nossos educandos se sintam à vontade para ler por uma tarde inteira ou pelos 40 minutos do nosso tempo de recreio.
O importante é que, para quem gosta de ler, qualquer tempinho é válido para apreciar uma boa leitura, dando continuidade a uma obra, começando um livro novo ou até relendo um clássico daqueles que guardamos no coração e cuja história relembramos sempre que possível.
No Educandário Monteiro Lobato, incentivamos a leitura desde cedo – tanto na interação dos primeiros anos da Educação Infantil com as atividades de contação de histórias, quanto com a elaboração coletiva de livros de contos desde o Maternal I. A partir do primeiro ano do Ensino Fundamental, já adotamos livros paradidáticos e realizamos projetos literários.
Nossas turmas de Educação Infantil adoram visitar nossa acolhedora brinquedoteca e, certamente, não há nada mais lúdico para uma criança do que estar entre livros e brinquedos.
Nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, não é diferente. Nosso 9º ano 2022 está trabalhando releitura de clássicos da literatura brasileira e do teatro português, como “Longe dos olhos”, do editor e redator Ivan Jef, – uma releitura de “O mulato”, obra inicial do Naturalismo brasileiro, com Aluísio Azevedo; “Corações partidos”, do escritor e roteirista de histórias em quadrinhos Luiz Antônio Aguiar – uma releitura do clássico “Senhora”, de José de Alencar, maior prosador do Romantismo brasileiro; e, por fim, no último trimestre, “Auto do Busão do Inferno”, do crítico, romancista, poeta e ensaísta Álvaro Cardoso Gomes, uma releitura do “Auto da Barca do Inferno”, uma das principais obras da dramaturgia de Gil Vicente, considerado o pai do teatro português. A adaptação teatral da obra com a equipe do Palco Literário também já foi assistida por nossos alunos do 9º ano e Ensino Médio e registrada no nosso perfil do Instagram.
Do 6º ano 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, a adaptação teatral assistida e debatida por nossos alunos foi da obra “Como é duro ser diferente”, da escritora infanto-juvenil Giselda Laporta Nicolelis, cujo texto nos traz importantes reflexões sobre o respeito às diferenças e o combate ao Bullyng, temática amplamente abordada em nossa escola e registrada tanto no nosso perfil do Instagram quanto no nosso Blog.
Desde a alfabetização, o contato com o livro literário já é uma realidade na vida dos nossos alunos. Nossas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais realizaram um lindo e criativo trabalho com a obra “Bom dia, todas as cores”, da autora Ruth Rocha ( ), especialista em literatura infantil e membro da Academia Paulista de Letras. O registro dessa atividade também está em nosso Instagram.
Ler só traz benefícios e, na nossa escola, são muitas as oportunidades de fazê-lo. Abaixo, listamos 07 motivos para fazer da leitura um hábito.
- Ler amplia nosso conhecimento
Quando pensamos em leitura, instantaneamente pensamos em expansão de conhecimentos. Por meio da leitura, conhecemos realidades diferentes da nossa, acompanhamos histórias passadas em culturas diversas, aprendemos sobre lugares e figuras importantes da nossa história. Lendo, expandimos e aprimoramos conhecimentos não só sobre áreas profissionais, mas, sobretudo, a respeito das relações humanas.
- Ler expande a capacidade de concentração
Seja no tablet, kindle, celular ou até mesmo no bom e tradicional livro físico, aquele que sai da loja com cheirinho específico e permite colecionar diversos e criativos marcadores de páginas, ler é sempre um exercício de concentração, uma vez que, para adentrarmos num outro mundo, é necessário, por alguns instantes, nos desligarmos da nossa realidade e forcarmos em tudo o que de interessante e proveitoso a leitura pode nos oferecer. Estudos recentes têm mostrado que a capacidade de concentração dos nossos jovens, em meio aos aparatos tecnológicos da atualidade, vem diminuindo. Ler, portanto, é uma ótima oportunidade de vencer esta realidade e trabalhar o poder de concentração.
- Ler estimula a criatividade
Conhecer novas histórias e viajar por diferentes culturas é sempre um estímulo à criatividade. A literatura não só nos permite adentrar a outros universos como nos leva ao conhecimento de autores, movimentos literários e tendências artísticas por todo mundo. Esses, certamente, servirão de referência sociocultural e repertório de conhecimento de mundo para um papo mais interessante, a citação em um texto ou até mesmo o despertar de um desejo para um próximo destino de viagem. Por que não?
- Ler auxilia a escrita
Essa é difícil negar: quem lê mais escreve melhor. Na leitura, não só observamos construções, como também nos acostumamos, de forma orgânica, a organizações textuais bem construídas, tanto de aperfeiçoamento estético, no caso das poesias, quanto de estratégias argumentativas, nos textos de opinião, ou ainda, os enredos narrativos nos contos, nas crônicas e nos romances. Na hora da escrita, o hábito da leitura certamente auxiliará na concisão de ideias, nas escolhas lexicais e na clareza do texto final.
- Ler relaxa e ajuda a aliviar o estresse
Você conhece a chamada “Biblioterapia”? São tratamentos terapêuticos realizados com base na leitura de livros. Encontrar um lugar calmo e seguro, que seja um ambiente confortável para uma boa leitura, nem sempre é fácil, em meio aos cotidianos agitados da contemporaneidade, mas fazer da leitura uma prática terapêutica vale a pena e pode acabar sendo a descoberta para momentos incríveis durante dias cansativos. Embora a dinâmica da modernidade sempre nos impulsione aos dias corridos, é importante construir pausas que respeitem e valorizem nossa saúde física e mental. Nessa missão, a leitura é, certamente, uma grande aliada.
- Ler trabalha a nossa empatia
Empatia define-se como a capacidade de se colocar no lugar de outrem, e a literatura é sempre uma parceria nesse exercício. Conhecer histórias antigas, com realidades distantes da de hoje, bem como de regiões longínquas e com culturas diferenciadas, é uma prática importante não só para o entendimento da atualidade, mas, sobretudo, para o aprimoramento das nossas relações interpessoais, na compreensão com o outro, na percepção de suas especificidades e, principalmente, no respeito ao seu espaço e modo de viver. Ler é sempre uma oportunidade de viajar sem precisar sair do lugar.
- Ler aumenta a nossa expectativa de vida e reduz as chances de doenças
Um estudo científico apresentado pelo periódico Social Science and Medicine, a partir de testes com mais de 3 mil voluntários, constatou que pessoas que possuem o hábito de ler por, ao menos, 3 horas por semana, aumentaram em dois anos a sua expectativas de vida em relação aos demais, que não possuíam hábitos de leitura. O jornalístico Neurology, por sua vez, apresentou, em 2013, estudos científicos que comprovam a relação entre o hábito de ler e o retardamento de sintomas de doenças como Alzheimer e demência. Ler é, portanto, bom para o presente e, melhor ainda, para o futuro.
Na nossa escola, a leitura está presente em todos os momentos – desde às apresentações de trabalho ao dia a dia, seja nos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental, seja na contação de história da Educação Infantil ou nos projetos de produção textual do Ensino Médio.
Falando em Ensino Médio, nosso livro paradidático do 1º trimestre – o Cidadão de Papel, do escritor e jornalista Gilberto Dimenstein, foi trabalhado não só na área de linguagens com a elaboração de redações modelo ENEM a partir das temáticas do livro, visando à preparação para o mais importante vestibular do país, como também na área de Ciências Humanas, em que os alunos foram orientados pelos professores de História e Geografia a trabalhar temáticas importantes da nossa atualidade e, em seguida, realizar um debate, que está registrado em nosso perfil do Instagram.
No Ensino Fundamental, nossos alunos de 2º Ano trabalharam a obra “Quadrinhas Brasileiras”, uma linda coletânea de poemas do polímata Silvio Romero. Não sabe o que é um polímata? Esse registro cheio de conhecimento também está em nosso perfil do Instagram. Para acessar, basta clicar aqui.
Sempre buscando incentivar a leitura, ao retornarmos do recesso de Julho, para o segundo semestre letivo de 2022, nosso diretor Luiz Augusto Sardinha foi à sala do 6º ano do Ensino Fundamental entregar três especialíssimos presentes. Conforme acompanhado pela nossa responsável da biblioteca Fernanda, três alunos desta turma foram os que mais leram livros da nossa biblioteca no primeiro semestre letivo de 2022 e, por isso, puderam escolher obras novinhas com as quais gostariam de ser presenteados.
Com muito carinho, parabenizamos nossos alunos Graziela Nunes, Paula Cristine e Guilherme do Nascimento por terem lido mais de 15 livros em um só semestre. Desejamos que a leitura continue sendo sempre uma excelente companheira para todas as horas.
Se você já lê, certamente, deve estar ansioso para dar prosseguimento a uma leitura atual, começar uma novinha ou até reler uma obra favorita. Se você não lê, nunca é tarde para começar. A leitura não faz discriminação de nenhuma forma. Ela é uma parceria para todas as horas e acolhe amigos de qualquer idade. Ler é sempre aprender.