No último dia 13 de Agosto, os responsáveis e familiares de nossos alunos foram convidados a assistir à apresentação de lindas histórias. Realizamos a homenagem à paternidade, com o tema “Eu e você: uma linda história de amor”.
Depois de dois anos de distanciamento social, como foi bom estar juntinho, ouvindo histórias de amor. O amor aquece, esquenta, agasalha, abriga. O amor não é coisa que se sirva morna. Amor é sentimento que adorna, ornamenta, enfeita, orna, embeleza e alegra por onde passa. Amor é de graça. É o passeio na praça, é o carinho que não passa, é casaco que te abraça, é colo que é casa, e ficar sem quem amamos… é avião sem asa.
Os nossos pequenos do Berçário, mesmo ainda aprendendo as primeiras palavrinhas, disseram muito. Com uma linda faixa e muitos gestos de amor, falaram com as voz do coração e ao som do clássico e emocionante “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.
Relembrando os momentos mais gostosos da infância – quando a gente canta, dança, brinca e não se cansa, os nossos alunos das turminhas de Maternal 1 prestaram uma linda homenagem a quem exerce a paternidade em sua vida: quem abre os caminhos e é guia na escuridão e nunca deixa sentir só. É companhia, cumplicidade e parceria. Deixa o riso mais feliz e a gente pensa desde o amanhecer até quando se deita. Ao som de “Velha Infância”, dos Tribalistas, deram seu recado.
Nossos educandos das turmas de Maternal 2 celebraram a felicidade de ter alguém que os ama tanto assim. A felicidade que está na companhia e que se faz presente dia a dia, encorajando pelo olhar, formando um laço pelo abraço e oferecendo um sorriso quando preciso. Ao som de “Felicidade”, de Seu Jorge, nossos pequenos encheram a quadra de nossa escola com muito amor e alegria, em mais uma belíssima homenagem.
O Pré 1 mostrou que, como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade, em se poema “O amor bate na aorta”, o “amor faz uma curva, propõe uma geometria” e busca mil maneiras de estar presente. No mundo dos sonhos, a infância tem gosto de fantasia, tem cheiro de terra molhada e sabor de chocolate, como na linda canção “Era uma vez”, de Sandy e Júnior. Mais do que contar uma história, nosso Pré 1 nos trouxe uma experiência de imersão num mundo encantado, já que “pra gente ser feliz tem que mergulhar na própria fantasia”.
Quando amamos muito alguém – principalmente uma criança, é natural que nos preocupemos com seu futuro. Quem que exerce verdadeiramente a paternidade não escolheria ter a garantia de estar no futuro para cuidar e proteger aquele ser que tanto ama? Por amor, somos mais fortes e muito mais corajosos. Cuidamos do outro e queremos sempre mostrar o lado bom da vida, que só o amor nos permite enxergar. Nossas turminhas de Pré 2, encerrando as apresentações da Educação Infantil do Educandário Monteiro Lobato, nesta linda homenagem à paternidade, celebraram o amor que chega “como água para sede”, mostrando a beleza de uma caminhada conjunta rumo a um amanhã cheio de respeito, esperança, cuidado e, sobretudo, amor.
As mais belas histórias de amor foram rememoradas, na quadra de nossa escola, e registradas carinhosamente no livro de nossas memórias.
O Educandário Monteiro Lobato agradece o apoio e a presença de todas as famílias que prestigiaram esse evento tão bonito. Que as páginas desse livro fiquem guardadas com muito carinho em nossas memórias cheias de amor e gratidão.