Nossa História
Nossa História
Nossa história tem início em 1969, ano de nossa fundação, como Sociedade Educacional Monteiro Lobato, formada pelas professoras Marina Apocalypse Dantas, Neyde Novôa Sardinha e Norma Chamarelli Marques. Essa associação deu origem a uma escola que busca, incessantemente, formar pessoas que lutem por uma sociedade mais justa e democrática.
Crescendo sempre, em 1978, formou-se a primeira turma do então 2° grau, hoje Ensino Médio. Em 1984, surgiu a necessidade de expandir, e, assim, nasceu, em Campo Grande, Rio de Janeiro, o “Sítio Monteiro Lobato”, uma escola com mais natureza, educando para valores e propiciando um laboratório vivo, com amplo espaço onde se encontram animais e plantas.
Em 2003, unificou-se a escola, estendendo-se a todos os níveis as mesmas oportunidades de ambientes no atual endereço, localizado na Estrada Iaraquã, 585, Campo Grande. Em 2008, Bruno Augusto Marques Goulart e Luiz Augusto Sardinha assumem a gestão da escola, investindo prioritariamente no resgate de valores fundamentais da proposta pedagógica original, na modernização das instalações e em um permanente processo de adaptação às novas realidades educacionais, fato que elevou ainda mais a qualidade do ensino e a fez referência no cenário regional. Hoje, na responsabilidade de Luiz Augusto Sardinha, a escola vive seu momento de maior crescimento. Os recorrentes destaques nos vestibulares nacionais, a infraestrutura diferenciada, os muitos ex-alunos estudando em grandes universidades do Brasil e da Europa e o amplo reconhecimento são apenas alguns dos sinais do que a escola tem construído. Constantemente alcançando resultados expressivos e conquistas importantes, o EcoEscola Monteiro Lobato completa 50 anos de dedicação à excelência em educação demonstrando honrar seu eterno lema: “De vanguarda por tradição”.