No terceiro bloco de apresentações da nossa Festa Junina, recebemos as turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos
Finais e de 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, encerrando o nosso evento com muito entusiasmo e animação.
“Quantos homens eram inverno, outros, verão…” Numa cidade de climas intensos, num país de tamanho continental – tropical e bonito por natureza – misturam-se as etnias, as culturas, os ritmos e as tradições. Numa mistura para lá de brasileira, celebramos, junto aos nossos educandos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, a pluralidade e o respeito a diferentes ritmos e culturas.
De vanguarda por tradição, o Educandário Monteiro Lobato se orgulha de ter alunos criativos, proativos, antenados às novidades e receptivos às inovações. Nos ensaios, não poderia ser diferente: nossos educandos se entregaram de verdade e quando, finalmente, chegou o momento em que “o tempo sacode a cabeleira”, ficamos como “um olho cego” que “vagueia procurando por um”.
Sem ver cor, gênero, ritmo musical ou classe social, no terceiro bloco de apresentações da nossa festa, simplesmente procuramos por um… por um par de quadrilha, por um canto conjunto, por uma dança coletiva, por um abraço apertado, por uma risada gostosa e, sobretudo, por muita união e diversão.
É com esse propósito que trabalhamos todos os dias na construção de um educandário receptivo, acolhedor e tão diverso.
Abrindo o nosso terceiro bloco de apresentações, explodindo “coração, feito estrelas no salão” e “os olhinhos de fogueira” queimando de alegria, recebemos, com muito carinho, nossos mais novos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, nosso 6º ano.
Nas regiões mais quentes do Brasil, o calor castiga o solo e o povo sertanejo clama pela chuva, que renova a terra e mata a sede dos animais. Trazendo o clássico Asa Branca, de Luiz Gonzaga, rei do baião, abrilhantou a nossa festa o 7º ano.
Presença certa nas festas juninas por todo o país, a canção “Pagode Russo” não poderia ficar de fora do nosso arraiá. Mostrando que a união faz a força, as nossas turmas de 8º ano trouxeram para a quadra uma lindíssima dança conjunta.
Do norte, nordeste e centro-oeste, os ritmos sertanejos tomaram conta do país e mesclaram-se a tantos outros sons da nossa cultura tão diversa. Do sertanejo universitário ao pop, em mais uma linda mistura musical, recebemos, para encerrar o ensino fundamental anos finais, o 9º ano, nossos futuros alunos do Ensino Médio.
Ao som de Frevo mulher, essa canção inesquecível da cultura popular brasileira, abrimos as apresentações do Ensino Médio com a nossa turma de 1ª série.
Após o toque de cinco segundos e muita expectativa, nos presentearam com mais uma belíssima apresentação os nossos educandos da 2ª série do Ensino Médio.
Entrando no clima do sertão, com os tradicionais casamentos na roça, encerraram as apresentações dos alunos de 2022 os nossos dedicadíssimos educandos da 3ª série do Ensino Médio.
Terminamos, enfim, esse dia tão cheio de emoções, com o coração ainda mais repleto de gratidão. Aos quase 53 anos de uma história de sucesso, o Educandário Monteiro Lobato segue fomentando a diversidade cultural brasileira e ofertando conhecimento, tradição e confraternização a toda a comunidade escolar.