A primeira da OBMEP contou com 20 questões objetivas, diferenciadas para cada nível e aplicadas em nossa escola.
Apesar do nome – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP é um projeto que se estende também às instituições particulares do ensino básico. Com parceria da Sociedade Brasileira de Matemática, a SBM, e recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a OBMEP é um projeto nacional realizado pelo IMPA, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada.
Visando à identificação de talentos na área da matemática e, sobretudo, ao estímulo para seu estudo, a OBMEP foi criada em 2005 e hoje se orgulha de sua contribuição para melhoria da qualidade do ensino básico, não só pela oferta de materiais didáticos, mas, principalmente, pelo aperfeiçoamento de mecanismos de ensino, fixação e aprofundamento da matemática, além da integração das escolas brasileiras com o conhecimento produzido em institutos de pesquisa, sociedades científicas e universidades.
Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio podem testar seus conhecimentos, e o sucesso da iniciativa foi tanto que já existem versões como a OBMEP Nível A, para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, e a Olimpíada Mirim, que vai do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
A OBMEP conta ainda com alguns projetos fantásticos de incentivo à educação, como o Programa de Iniciação Científica Jr, conhecido como PIC, que busca despertar nos alunos o interesse não só pela pesquisa matemática, mas também pela ciência em geral. Em parceria com Capes e o CNPq, há uma versão desse mesmo programa para Mestrado.
O Portal da OBMEP, por sua vez, disponibiliza, gratuitamente, uma extensa gama de materiais de estudo de Matemática e Física, como exercícios resolvidos, aplicativo interativo e aulas em vídeo.
Para professores e alunos, oferece-se um banco de questões e, ainda, mais 15 livros com questões elaboradas especialmente para a preparação para a prova da OBMEP, além das próprias provas anteriores e suas respectivas resoluções que são também disponibilizadas.
Para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio, há um Pólo Olímpico de Treinamento Intensivo. Para todos os aficionados por matemática, a OBMEP oferece o Portal Clubes da Matemática, um blog que disponibiliza desafios matemáticos e promove gincanas, competições nacionais e a possibilidade de encontros com outros apaixonados por Matemática.
O portal dispõe, ainda, de uma preparação especial para professores a fim de capacitá-los na condução de seus alunos frente às questões apresentadas nas provas da OBMEP.
Nossos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio se dedicaram para valer, com 05 tempos semanais, à parte da grade regular, para preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Nos três níveis, divididos em Nível 1 (alunos de 6º e 7º anos), Nível 2 (alunos de 8º e 9º anos) e Nível 3 (alunos de Ensino Médio), obtivemos o incrível número de 10 aprovados na primeira fase – uma excelente porcentagem diante do quantitativo de alunos que se inscreveram para realização da prova.
Uma dúvida que sempre surge é: Será que alunos de séries superiores não têm vantagem em relação aos alunos mais novos quando realizam uma prova para o mesmo nível? A OBMEP, inclusive em seu site oficial, garante que todas as questões propostas são possíveis de serem resolvidas por alunos de todas as séries daquele dado nível, sobretudo, com uso da criatividade e aguçamento do raciocínio matemático. Ademais, ressaltamos que a OBMEP não é, na nossa escola, vista ou propagada como uma competição, mas, essencialmente, como um desafio e mais uma oportunidade de aprendizado.
A segunda fase da Olimpíada dispõe de apenas seis questões, também separadas por nível, mas, desta vez, discursivas e aplicadas em pólos indicados pela própria Coordenação da OBMEP – normalmente, escolas e universidades.
Para realização da segunda fase, é imprescindível estar alerta a algumas informações:
– A lista de convocados é sempre disponibilizada no site oficial da OBMEP, nunca por cartões informativos via correios.
– Além da escola, o próprio aluno também pode imprimir o seu cartão de confirmação no site da OBMEP. O PDF será disponibilizado ao lado do nome do candidato, na Lista de Classificados.
– A duração da prova de segunda fase é de 3 horas para todos os níveis, à exceção de alunos que façam prova em Braille ou que precisem de acompanhante. Nesses casos, serão disponibilizadas 4 horas de prova.
– Todos os cálculos devem ser explicados a fim de demonstrar o raciocínio empregado. A prova contém todo o espaço necessário para tanto.
– Não é permitido nenhum material como régua, calculadora, instrumentos de desenho ou folhas/livros de consulta. Todo aparelho eletrônico ou similar é envelopado e lacrado antes do início da prova. Sua posterior utilização só será permitida após o aluno sair da instituição de aplicação de prova – não apenas da sala.
– Não é permitido, em hipótese alguma, levar a prova para casa. Fazê-lo acarreta imediata desclassificação.
– As provas da segunda fase serão corrigidas por comissões de professores de matemática selecionados pelas coordenações regionais da OBMEP.
Estamos extremamente felizes e orgulhosos de saber que nossos alunos seguem escolhendo o caminho da dedicação e do conhecimento.
Queremos não apenas parabenizar os aprovados para a segunda fase, mas, sobretudo, louvar o empenho e o esforço de todos os que se dispuseram a realizar a prova e a se preparar continuamente, junto ao estudo da matemática, não só para provas e avaliações, que são naturalmente parte da vida, mas, sobretudo, para um futuro de valorização do estudo e da educação. Ah, este ano a OBMEP está homenageando o centenário da Semana de Arte Moderna, um grande evento artístico ocorrido em São Paulo, me 1922, com a participação do renomado músico Heitor Villa-Lobos. Já falamos um pouco dele aqui, no nosso blog, na visita do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais ao Museu Villa-Lobos.