Durante três dias, nossos alunos das turmas de 6º e 7º anos aproveitaram momentos de aprendizagem e convivência inesquecíveis. Em Barra do Piraí, importante município para a história do Brasil e a geografia da região sudeste, nossos educandos mergulharam em um passeio repleto de possibilidades de conhecimento e boas práticas, em um hotel-fazenda.
A localização da cidade de Barra do Piraí foi, durante o Brasil Imperial, estratégica para o transporte de riquezas entre o Rio de Janeiro e a região das minas. As trilhas abertas permitiam que mulas – animais resistentes – atravessassem as regiões levando ouro e trazendo produtos que alimentariam os trabalhadores das minas e os habitantes das regiões vizinhas.
Após a independência do Brasil, a exploração de ouro decai e dá lugar à plantação de café, que passa a ser principal produto da economia da época.
Primeiro município a ser emancipado, pelo Barão do Rio Bonito, após a proclamação da república no Brasil, Barra do Piraí é uma cidade em constante ascensão. Seu nome “barra” marca a delimitação de um rio. No caso, o rio Piraí, que se encontra com o rio Paraíba do Sul, formando a chamada “foz do rio Piraí”.
Como Vassouras e Valença – municípios vizinhos, Barra do Piraí também tem sua história atravessada pela economia cafeeira. A partir de 1946, no entanto, o plantio de café cede espaço à criação de gado nas propriedades rurais de Barra do Piraí.
Hoje, o município, além de ter se tornado um pólo administrativo da distribuição de energia no estado do Rio de Janeiro, é também conhecido pela realização da Exposição Agropecuária Sul Fluminense, evento que atrai multidões e recebe a presença de autoridades políticas de todo o país.
A mescla cultural é outro importante marco da cidade de Barra do Piraí, já que a região recebeu, ao longo dos anos, imigrantes e refugiados de diversas partes da Europa e do Oriente Médio.
Por razões diversas em seus locais de origem, libaneses, italianos, suíços e alemães fizeram de Barra do Piraí um lar e transformaram a cidade em um encontro plural de culturas tão diversas.
Nossos alunos de 6º e 7º anos se encantaram com a beleza de propriedades que ainda guardam traços históricos tão relevantes e vivos do nosso passado e puderam aproveitar a companhia de colegas e amigos em três dias de muito aprendizado e diversão, no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí.
Alunos e alunas se uniram à nossa equipe de funcionários e a recreadores contratados exclusivamente para atendê-los, e vivemos, juntos, animadíssimas atividades coletivas como uma caça ao tesouro noturna e a tradicional Festa Junina, na qual nossos alunos dançaram e se divertiram para valer.
Além de treinar habilidades de convivência e aprender mais sobre a importância do respeito ao espaço do outro, nossos educandos tiveram contato integral com a natureza e aproveitaram muito a chamada “prainha”, um enorme lago natural, onde puderam realizar atividades como natação, pedalinho e caiaque.
Esporte não faltou! Nem os coletivos, nem os individuais. Com Futebol, PaintBall e Tirolesa, a adrenalina estava sempre lá em cima.
O passeio de Mini Buggy também não ficou de fora e fez sucesso entre meninos e meninas, bem como a visita à fazendinha local e o aprendizado sobre a vida e a natureza de vários animais.
Voltamos para casa, então, com a mala cheia de experiências inesquecíveis e o coração repleto de uma gratidão incrível. Agradecemos aos responsáveis e familiares pela parceria e pelo apoio para proporcionarmos, juntos, momentos tão significativos de aprendizagem e convívio entre os nossos alunos, acreditando sempre que experiências como essas são fundamentais na formação de seres humanos mais empáticos, responsáveis e altruístas.